quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Aleitamento materno.

O aleitamento materno é muito importante para o bom desenvolvimento do bebê. Muitas dúvidas surgem em relação a amamentação desde como cuidados das mamas durante a gestação até a fase final da amamentação com a introdução de alimentos.
Aqui iremos abordar aos poucos cada uma dessas dúvidas. Começando com as orientações principais sobre freqüência de amamentação e posição para amamentar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza o aleitamento materno de livre demanda, ou seja, toda vez que o bebê demonstrar desejo. Porém, alguns pequenos são muito dorminhocos e precisamos nos lembrar que segundo os pediatras de modo geral, no primeiro mês de vida o bebê deve mamar com intervalos de no máximo 3 horas durante o dia e a noite não devendo passar de 4 horas de intervalo.

Também é recomendado pela OMS:
        - iniciar amamentação até 1 hora após o parto para incentivar o reflexo de sucção do bebê favorecendo uma boa pega. Ato do bebê abocanhar o mamilo dos seios materno.
        - amamentar exclusivamente nos 6 primeiros meses (180 dias) de vida.
        - após este período, oferecer alimentos complementares nutritivos e seguros a todas as crianças.
        - continuar a amamentação até os 2 anos de idade ou mais.

A amamentação proporciona uma nutrição de ótima qualidade e assim um crescimento ideal. O leite materno oferece proteção contra mortalidade infantil, protegendo contra infecções e alergias, favorecendo o desenvolvimento e a criação de vínculos afetivos.

Para a OMS é importante colocar os bebês em contato pele a pele com suas mães imediatamente após o parto durante pelo menos uma hora. 

O POSICIONAMENTO CORRETO PARA AMAMENTAR:

Existem várias posições para amamentação e em todas elas é importante que a cabeça e o tronco do bebê estejam alinhados, a boca bem  de frente a região do mamilo, manter o  corpinho do bebê próximo e voltado para a mãe (tipo barriga com barriga) e por fim, apoiar o bebê no pescoço, ombros e apoiar suas nádegas.
Abaixo segue as imagens das posições que poderão ser adotadas.










*créditos de imagens: google imagens.

Nenhum comentário: