quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A busca por informação e seus equivocos.

Algumas pacientes chegam ao consultório relatando ter consciencia perineal e serem praticantes dos exercícios do assoalho pélvico. Porém muitas informações erradas circulam no meio virtual e com isso a disseminação de práticas incorretas tomou grandes proporções. Fato esse que atinge muitas mulheres levando a consequências patológicas.

Prática como forçar o jato de urina no momento da micção não é um exercício correto. Ao contrário, esta prática pode prejudicar a musculatura do assoalho pélvico e interfere de forma direta na fisiologia da micção alterando todo o funcionamento natural do organismo no momento da eliminação de urina.

Outra orientação incorreta é interromper o jato de urina como se isso fosse fortalecer a musculatura pélvica. Na verdade esta prática pode provocar um refluxo da urina o que levará a constantes infecções urinárias. O correto é deixar o jato de urina sair naturalmente e de forma contínua.

Contrair e relaxar a musculatura pélvica pode até parecer uma atividade simples, porém vários autores em estudos cientificos observaram e concordam que a maior parte dos homens e mulheres submetidos a testes não contraem de forma eficaz a musculatura pélvica.

O equilibrio entre contrair, relaxar, sustentar a contração, exercer a força de expulsão, são exercícios que devem ser determinados por um profissional capacitado. E somente prescritos após avaliação minuciosa sobre a função muscular pélvica e o comportamento do organismo do paciente no momento da micção.

Nenhum comentário: