domingo, 22 de setembro de 2013

Os músculos do assoalho pélvico durante o parto normal


Os músculos do assoalho pélvico têm um papel importante no trabalho de parto, para isso a consciência da musculatura perineal é de suma importância.
O aumento do peso sobre esta musculatura durante a gestação vai colocar esta região perineal em teste. Logo um assoalho pélvico forte irá sustentar o peso dos seus orgãos abdominais e manter esta musculatura saudável após o parto.

O controle da coordenação destes músculos também é importante, esta musculatura deve contrair e relaxar corretamente e o controle entre estes movimentos antagônicos necessitam de uma boa coordenação trabalhada com exercícios voluntários através do biofeedback e involutários através da eletroterapia.



 Mas como realizar estes movimentos sem ter consciência perineal?

Na hora do trabalho de parto ativo como realizar uma expulsão eficiente sem ter controle desta musculatura?





Vamos realizar um teste?
Eleve seu braço e o mantenha elevado. Neste momento você realizou a contração de alguns músculos e o alongamento de outros. Sustente por alguns instantes e perceba a sensação de cansaço que você irá sentir após alguns minutos.

Agora imagine isso transferido para o seu assoalho pélvico?!?!
Seu braço realiza este movimento desde quando você era um bebê, com isso você realiza este movimento de forma automática. Você já tem consciência desta musculatura, já tem coordenação e tem força o suficiente para realizar e sustentar este movimento.

Já o seu assoalho pélvico nem sempre terá esta mesma condição. Para isso é possível realizar um teste do períneo, observar se ocorre contrações e após este teste iniciar uma rotina de exercícios perineais diariamente.

Na gestação os exercícios de expulsão são realizados trabalhando o tempo de sustentação desta força de expulsão, a coordenação deste movimento e o controle de contração da musculatura acessória (abdome, glúteo e coxa).

Uma musculatura pélvica saudável e bem trabalhada pode diminuir o tempo do trabalho de parto, minimizar os efeitos do parto causados nesta musculatura e deixar seu assoalho pélvico recuperado para uma próxima gestação.

* Nunca realize um exercício se houver dúvida, entre em contato estarei disponivel para esclarecimentos.

** Consulte sempre seu médico antes de seguir qualquer orientação, mesmo que de outro profissional da saúde.

Nenhum comentário: