sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Massagem perineal


Recentemente fui questionada sobre os efeitos da massagem perineal na episiotomia. Não me restam duvidas de sua grande eficácia na prevenção da episiotomia.
A luta contra a episiotomia eletiva é necessária. Buscamos baixos índices para as episiotomias necessárias e a massagem perineal pode contribuir para evitá-la.

A episiotomia é um corte, uma incisão, realizada no parto vaginal para facilitar a passagem do bebe. Este corte passou a ser usado de forma eletiva quando médicos entenderam que era melhor suturar um único corte regular do que colocar em risco uma laceração natural irregular e em alguns casos até bilateral.

Realizado na região da entrada da vagina, intróito vaginal, ele atinge tecido muscular perineal. Atualmente um movimento contra episiotomia vem acontecendo, por entender que suas consequências são piores do que teoricamente ela seria capaz de prevenir.

A massagem perineal vem embasada em artigos científicos como forma de preparar o períneo para a passagem no bebe sem causar uma laceração comprometedora e sem lesionar os tecidos perineais envolvidos.

Gosto de enfatizar que o principio básico da massagem já é um grande fator para evitar a episiotomia, contribuindo com o aumento da circulação na região e com isso melhorando o aporte sanguíneo, o que significa levar mais nutrientes e oxigenação para as células dos tecidos que envolvem o períneo. Assim temos mais condições para o relaxamento e alongamento deste tecido no momento da passagem do bebê.


A orientação de usar óleos corporais para a massagem não me deixa segura, pois qualquer alteração no PH vaginal ocasionada pela química desses produtos pode trazer desconfortos desnecessários para a gestante. Sempre oriento que a própria lubrificação da vagina, normalmente aumentada no período gestacional, seja já o suficiente para proporcionar o deslizamento dos dedos para realizar os movimentos da auto-massagem.









Uma empresa portuguesa lançou no mercado uma pomada para auxiliar nesta massagem, a ELASTOLABO promete "aumentar a elasticidade dos músculos e tecidos das paredes pélvicas durante a massagem perineal, o que reduz o risco de traumas e episiotomias durante o parto.
Em sua composição a pomada trás elastina, lubrificante e relaxantes, que atuam sobre as fases de recuperação elástica e extensibilidade do tecido".


Na pagina da empresa encontramos um vídeo com orientações sobre a massagem perineal, vale a pena ser visto. Em consultório a orientação é individual e personalizada.


* SEMPRE CONSULTE A OPINIÃO DO SEU MÉDICO ANTES DE INICIAR QUALQUER TIPO DE TERAPIA OU USO DE MEDICAMENTO.
** EM CASO DE DÚVIDAS SOBRE A MASSAGEM ENTRE EM CONTATO. SERÁ UM PRAZER ESCLARECE-LAS.


Nenhum comentário: