Sentada coloque as mãos entre as suas pernas tocando a região perineal e realize contrações com sua vagina, perceba se há movimentação ou não.
É possível que você fique na dúvida, então para isso podemos fazer um outro teste?
Toque o seu corpo do períneo com o dedo indicador. Vamos lá! Deitada em posição ginecológica, aquela em que a gente fica com as pernas flexionadas e de barriga para cima, entendeu? Toque a sua vagina e localize o corpo do períneo. Ele se encontra entre a entrada da vagina e o ânus. Como se pode observar na figura abaixo.
Você irá realizar apenas um toque, sem imprimir força, apenas toque esta área e observe a sua movimentação durante uma contração lenta do seu assoalho pélvico. Contraia lentamente como se estivesse segurando para não soltar o xixi. Perceba se há movimentação dos músculos do perineo. Relaxe a musculatura e realize uma contração novamente. Observe.
Se houver contração PARABÉNS! Você faz parte de um pequeno grupo de mulheres que tem consciência perineal.
Se NÃO houver movimentação nenhuma ou uma movimentação muito suave, NÃO SE PREOCUPE! Você faz parte de um grande grupo de mulheres que não tem consciência da musculatura perineal ou que tem um baixo grau de força que não consegue realizar uma contração adequada. Com isso não consegue realizar os exercícios perineais com um simples comando de voz. Neste caso, é necessário trabalhar mais esta musculatura com exercícios de contrações lentas e contrações rápidas.
Algumas mulheres conseguem melhorar esta percepção sozinhas. Usando os exercícios durante aulas de Yoga, Pilates ou mesmo sozinha em casa. Porém existe um trabalho especifico realizado por fisioterapeutas especialistas em fisioterapia pélvica que poderão intensificar sua força, trabalhar sua coordenação e deixá-la apta para realizar estes exercícios sozinha, de forma correta e saudável.
Procure por um profissional capacitado e se informe com seu plano de saúde, atualmente muitos planos de saúde estão oferecendo profissionais especializados.
* Nunca realize um exercício se houver dúvida, entre em contato estarei disponível para esclarecimentos.
** Consulte sempre seu médico antes de seguir qualquer orientação, mesmo que de outro profissional da saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário