segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Drenagem linfática para gestantes

Gestação é tempo de se cuidar. O seu corpo está sofrendo diversas mudanças e você mamãe está vivenciando o momento mágico da criação da vida, por isso, todo o cuidado é pouco. Nessa fase de transformações o metabolismo fica muito sensível, ainda mais com o que é novo para ele.
Uma sessão de drenagem linfática pode parecer simplesmente um momento de relaxamento, mas cuidado!

A drenagem linfática é uma técnica que envolve muito mais mudanças no seu corpo do que uma simples massagem. É preciso ficar atento aos sinais do corpo e ter conhecimentos específicos da drenagem para gestante.

O desenvolvimento da gestação é semanal, as alterações físicas e psicossociais mudam a cada semana. O acompanhamento do fisioterapeuta também é semanal, por isso é necessário tanto cuidado para qualquer novidade que possa surgir. O profissional deve ter um grande conhecimento das alterações normais e patológicas, para assim, suspender a drenagem linfática se necessário e orientar sua paciente a procurar seu médico imediatamente.

Para um bom pré-natal você deve:
 - Manter as consultas médicas a cada 4 semanas durante os primeiros 4 meses, a cada 3 semanas durante os 3 meses seguintes, a cada 2 semanas durante os 2 meses que se seguem, e semanalmente durante o 10º mês de gestação. Esses controles precisam ser rigorosos no caso de fetos múltiplos ou de gestação de alto risco.
- Todos os resultados de exames devem ser registrados pelo fisioterapeuta que irá executar a drenagem linfática, para que esse profissional acompanhe as orientações do seu médico e mantenha uma drenagem segura para você e seu bebê.
- É contra indicado drenagem linfática para pacientes com hipertensão representando um perigo de pré-eclampsia à gestante.
- Em caso de diabetes gravídico o médico deverá ser consultado sobre a freqüência com que serão feitas as sessões de drenagem linfática e o paciente deverá ser acompanhado com mais atenção.
- A drenagem linfática também é contra indicada em casos de pacientes com anormalidades nas condições do líquido amniótico. A amnioscopia permite avaliar as condições do liquido amniótico e isso dará ao médico as informações necessárias para liberar ou não a drenagem linfática para essas pacientes.

Além da drenagem linfática que trás um grande alivio para o edema comum na gestação, o fisioterapeuta pode contribuir com outras técnicas para aliviar os incomodos como a constipação intestinal, dores na coluna, dores na pelve, incontinência urinária aos esforços e urgência miccional.
Procure seu médico, peça a orientação dele e em seguida procure um profissional de fisioterapia. Lembre-se: Quem ama, cuida.

Nenhum comentário: